top of page
  • riomonabilsauprof

Fast and Furious 9: o filme de ação e aventura que mostra a nova missão de Dominic Toretto e sua fam



Revisão de Velozes e Furiosos 9: A Saga Velozes




Se você é fã de carros velozes, ação furiosa e drama familiar, talvez esteja interessado em assistir Velozes e Furiosos 9, a última parcela do popular Veloz e furioso franquia. Mas vale a pena o seu tempo e dinheiro? Neste artigo, daremos a você uma breve visão geral do filme, seu enredo, seus pontos fortes e fracos e nosso veredicto sobre se você deve assisti-lo ou não.




fast and furious 9



Introdução




Sobre o que é Velozes e Furiosos 9?




Velozes e Furiosos 9, também conhecido como F9: A Saga Veloz ou Velozes e Furiosos 9: A Saga Velozes, é um filme de ação americano de 2021 dirigido por Justin Lin, que co-escreveu o roteiro com Daniel Casey, baseado em uma história de Lin, Alfredo Botello e Casey. É a continuação de O destino dos furiosos (2017), a nona parcela principal e a décima parcela geral no Velozes & Furiosos franquia.


No filme, Dominic Toretto (Vin Diesel) e sua equipe devem enfrentar uma nova ameaça: seu irmão distante Jakob (John Cena), que está trabalhando com seu antigo inimigo Cipher (Charlize Theron) para desencadear uma trama que abalará o mundo. Ao longo do caminho, eles se reunirão com alguns velhos amigos, farão novos aliados e viajarão pelo mundo em busca de justiça.


Quem são os personagens e atores principais?




O filme apresenta um elenco repleto de estrelas de retorno e novos atores, incluindo:


  • Vin Diesel como Dominic Toretto, um ex-criminoso que se tornou líder de uma equipe de corredores de rua.



  • Michelle Rodriguez como Letty Ortiz, esposa de Dom e uma habilidosa corredora.



  • Tyrese Gibson como Roman Pearce, um membro da equipe de Dom e um alívio cômico.



  • Chris "Ludacris" Bridges como Tej Parker, um membro da equipe de Dom e especialista em tecnologia.



  • John Cena como Jakob Toretto, irmão mais novo de Dom e um mestre ladrão, assassino e motorista.



  • Nathalie Emmanuel como Ramsey, uma hacker e membro da equipe de Dom.



  • Jordana Brewster como Mia Toretto, irmã de Dom e irmã de Jakob.



  • Sung Kang como Han Lue, um ex-membro da equipe de Dom que foi dado como morto, mas retorna neste filme.



  • Helen Mirren como Madalena "Queenie" Shaw, mãe de Deckard (Jason Statham) e Owen (Luke Evans) Shaw.



  • Kurt Russell como o Sr. Ninguém, um agente secreto que já trabalhou com a equipe de Dom antes.



  • Charlize Theron como Cipher, uma ciberterrorista que estava por trás dos eventos de O destino dos furiosos.



Como isso se encaixa na franquia Velozes e Furiosos?




Velozes e Furiosos 9 faz parte do enredo principal da franquia, que começou com Velozes e Furiosos (2001) e continuou com 2 velozes e 2 furiosos (2003), Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio (2006), Velozes & Furiosos (2009), Fast Five (2011), Velozes & Furiosos 6 (2013), Furioso 7 (2015), e O destino dos furiosos (2017). Ele também segue os eventos do filme spin-off Velozes e Furiosos Apresenta: Hobbs & Shaw (2019), que contou com Dwayne Johnson e Jason Statham como seus respectivos personagens da franquia.


O filme também é o primeiro de um final de duas partes planejado para a série principal, com a décima e última parcela prevista para ser lançada em 2024. Ele também estabelece alguns spin-offs e prequelas em potencial para a franquia, como um filme focado em Han e sua história de fundo, um filme com personagens femininos da série e um filme que explora as origens de Dom e Jakob.


Resumo da trama




O passado de Dom e Jakob




O filme começa com um flashback de 1989, onde um jovem Dom (Vinnie Bennett) está competindo com seu pai Jack (J.D. Pardo) em uma corrida de stock car. Jack morre em um acidente causado por outro piloto, Kenny Linder (Jim Parrack), que mais tarde é confrontado por Dom. Dom é parado por seu irmão mais novo Jakob (Finn Cole), que revela que estava trabalhando com Linder e sabotou o carro de Jack, acreditando que ele os estava segurando. Dom rejeita Jakob e o vence em uma corrida, forçando-o a deixar a cidade.


O presente de Dom e Jakob




Atualmente, Dom vive uma vida tranquila com Letty e seu filho Brian em uma fazenda.Ele é visitado por sua irmã Mia, Tej, Roman e Ramsey, que o informam que o avião do Sr. Ninguém foi atacado por um grupo de mercenários liderados por Jakob, que agora é um agente habilidoso. Eles também mostram a ele uma mensagem de vídeo do Sr. Ninguém, que revela que capturou Cipher, mas precisa da ajuda de Dom para impedir Jakob de adquirir um dispositivo chamado Ares, que pode invadir qualquer sistema de computador do mundo.


Dom concorda em se juntar a eles e eles viajam para Montequinto, onde encontram parte do dispositivo escondida em um bunker. Eles são emboscados por Jakob e seus homens, que roubam o dispositivo e fogem. Dom persegue Jakob, mas não consegue pegá-lo. Ele então descobre por Mia que ela tem trabalhado secretamente com Han, que está vivo e se esconde em Tóquio.


Dom e sua equipe viajam para Tóquio, onde se reencontram com Han e conhecem sua protegida Elle (Anna Sawai), que é a chave para ativar Ares. Eles também encontram Sean Boswell (Lucas Black), Twinkie (Shad Moss) e Earl Hu (Jason Tobin), que estão trabalhando em um carro movido a foguete. Eles são atacados pelos homens de Jakob novamente, mas conseguem afastá-los e escapar.


Eles então seguem para Edimburgo, onde rastreiam a outra metade de Ares em um comboio guardado por Otto (Thue Ersted Rasmussen), um rico associado de Jakob. Eles se infiltram no comboio e recuperam o dispositivo, mas são confrontados por Jakob, que revela que tem trabalhado com Cipher o tempo todo. Ele toma Elle como refém e foge com as duas metades de Ares.


O confronto final




Dom e sua equipe seguem Jakob até Tbilisi, onde ele planeja lançar um satélite que transmitirá Ares para o mundo. Eles se unem a Queenie, que os ajuda a se infiltrar na base de Otto. Eles também recebem ajuda de Deckard Shaw (Jason Statham), que liberta Cipher da custódia de Otto.


Dom confronta Jakob no telhado da base, onde eles lutam pelo controle de Ares. Dom consegue dominar Jakob e desativar Ares, mas poupa sua vida e se reconcilia com ele.Enquanto isso, Tej, Roman, Ramsey, Sean, Twinkie e Earl usam o carro-foguete para destruir o satélite antes que ele possa transmitir Ares.


O filme termina com Dom e sua equipe voltando para Los Angeles, onde comemoram a vitória em sua antiga casa. Eles se juntam a Mia, Jakob, Han, Elle, Sean, Twinkie, Earl, Queenie, Deckard, Owen Shaw (Luke Evans) e Brian O'Conner (Cody Walker), que chega em seu carro.


Análise




Os pontos fortes de Velozes e Furiosos 9




Apesar de suas falhas, Velozes e Furiosos 9 tem algumas qualidades redentoras que o tornam um filme agradável e divertido para os fãs da franquia e do gênero. Aqui estão alguns deles:


As cenas de ação




Uma das principais atrações do Veloz e furioso filmes são as cenas de ação espetaculares e exageradas que envolvem carros, armas, explosões e acrobacias. Velozes e Furiosos 9 não decepciona nesse quesito, pois entrega algumas das sequências mais emocionantes e criativas da série. Alguns dos destaques incluem:


  • Uma perseguição de carro por um campo minado na América Central, onde Dom e sua equipe usam ímãs para desviar de mísseis e virar carros.



  • Um assalto a um trem em movimento em Montequinto, onde Dom e sua equipe usam ganchos e motocicletas para embarcar no trem e lutar contra os guardas.



  • Uma corrida de rua em Londres, onde Jakob e sua equipe usam carros furtivos para fugir da polícia e Dom e sua equipe usam um caminhão magnético gigante para detê-los.



  • O lançamento de um foguete em Tóquio, onde Sean, Twinkie, Earl, Tej, Roman e Ramsey usam um Pontiac Fiero modificado para decolar no espaço e destruir um satélite.



  • Uma batalha final em Tbilisi, onde Dom e sua equipe usam vários veículos e armas para se infiltrar na base de Otto e impedir Jakob de lançar Ares.



Essas cenas são repletas de adrenalina, humor e espetáculo, tornando-as divertidas de assistir e torcer pelos heróis.


O humor e a química




Outro aspecto que torna Velozes e Furiosos 9 agradável é o humor e a química entre os personagens.O filme tem muitos diálogos espirituosos, piadas e brincadeiras que iluminam o clima e mostram as personalidades dos personagens. Alguns dos momentos mais engraçados incluem:


  • Roman e Tej discutindo se são invencíveis ou não, depois de sobreviver a várias situações de quase morte.



  • Ramsey tentando dirigir um caminhão sem carteira de motorista, enquanto é perseguido pelos homens de Jakob.



  • Han ensinando Elle a comer lanches corretamente, enquanto explica sua história.



  • Queenie flertando com Dom e provocando-o sobre seus problemas familiares.



  • Deckard lutando contra os homens de Cipher enquanto cuidava de um bebê.



Esses momentos também mostram a química e a camaradagem entre os atores, que trabalham juntos há muito tempo. Eles fazem o público se sentir parte da família também.


O fan service e a nostalgia




A última força de Velozes e Furiosos 9 é o fan service e a nostalgia que proporciona aos fãs de longa data da franquia. O filme homenageia os filmes anteriores trazendo de volta alguns dos personagens queridos, como Han, Deckard, Owen, Brian, etc. Também faz referência a algumas das cenas icônicas, como o colar de cruz de Dom, a amnésia de Letty, a morte de Han, etc. , como uma participação especial de Cardi B como Leysa, uma amiga de Dom de seu passado.


Esses elementos fazem Velozes e Furiosos 9 uma viagem nostálgica pela estrada da memória para os fãs que acompanham a franquia desde o seu início. Eles também fazem uma homenagem satisfatória ao legado de Paul Walker, que interpretou Brian O'Conner até sua morte em 2013.


As fraquezas de Velozes e Furiosos 9




No entanto, Velozes e Furiosos 9 não é sem suas falhas. O filme também tem alguns pontos fracos que o tornam menos do que perfeito. Aqui estão alguns deles:


A física irreal




Uma das maiores críticas Veloz e furioso filmes é a física irrealista que desafia as leis da natureza e da lógica. Velozes e Furiosos 9 leva isso a um novo nível, pois apresenta algumas das acrobacias e cenários mais absurdos e inacreditáveis da série. Alguns dos exemplos incluem:


  • Dom e Letty caindo de um penhasco e atravessando um desfiladeiro com uma ponte de corda.



  • Dom e Jakob voando pelo ar com jetpacks e ganchos.



  • Dom e sua equipe usam ímãs para manipular carros, caminhões, trens e até edifícios.



  • Tej, Roman, Ramsey, Sean, Twinkie e Earl indo para o espaço em um carro-foguete.



  • Dom sobreviveu a uma grande explosão usando seu carro como escudo.



Essas cenas são tão ridículas e implausíveis que quebram a suspensão da descrença e fazem o público questionar a credibilidade do filme. Eles também tornam o filme menos identificável e fundamentado, pois perde o contato com a realidade e se torna mais parecido com um desenho animado ou um videogame.


A falta de um enredo coerente




Outra fraqueza de Velozes e Furiosos 9 é a falta de um enredo coerente que faça sentido e flua suavemente. O filme tem uma história complicada e confusa que tenta amontoar muitos elementos e subtramas em um tempo de execução de duas horas e meia. Algumas das questões incluem:


  • O filme salta para frente e para trás entre diferentes linhas do tempo, locais e personagens, tornando difícil acompanhar e conectar os pontos.



  • O filme apresenta muitos novos personagens e conceitos, como Jakob, Otto, Ares, Elle, etc., sem dar a eles desenvolvimento ou explicação suficiente.



  • O filme depende muito de flashbacks, exposições e retcons para preencher as lacunas e inconsistências da história.



  • O filme tem muitas reviravoltas que são previsíveis, ilógicas ou contraditórias com os filmes anteriores.



  • O filme tem muitas pontas soltas e questões não resolvidas que são ignoradas ou deixadas para filmes futuros.



Essas questões fazem Velozes e Furiosos 9 um filme confuso e frustrante de assistir, pois não consegue entregar uma história satisfatória e coerente que envolva o público e o faça se importar com os personagens e seus objetivos.


A revisão de tropos e personagens




A última fraqueza de Velozes e Furiosos 9 é a revisão de tropos e personagens que traem a essência e o espírito da franquia. O filme muda alguns dos principais elementos e temas que tornaram a série popular e amada pelos fãs. Alguns dos exemplos incluem:


  • O filme abandona a cultura das corridas de rua que foi a base da franquia, pois se concentra mais em espionagem, assaltos e ameaças globais.



  • O filme desconsidera o tema familiar que era o coração da franquia, pois introduz um conflito forjado entre Dom e Jakob que mina seu vínculo e história.



  • O filme mina as apostas e consequências que foram o drama da franquia, pois traz de volta personagens mortos (como Han) ou vilões (como Cipher) sem a devida justificativa ou impacto.



  • O filme dilui a identidade e personalidade de alguns dos personagens (como Dom, Letty, Mia, etc.), pois os faz agir fora do personagem ou inconsistente com suas representações anteriores.



Essas mudanças fazem Velozes e Furiosos 9 um filme decepcionante e infiel de assistir, pois falha em respeitar e honrar o legado e o espírito da franquia que os fãs amam e apoiam há duas décadas.


Conclusão




Vale a pena assistir Velozes e Furiosos 9?




Para concluir, Velozes e Furiosos 9 é uma mistura de um filme que tem alguns pontos fortes, mas também alguns pontos fracos. É um filme divertido e divertido para os fãs da franquia e do gênero, que vão curtir a ação, o humor e a nostalgia que ele oferece. No entanto, é também um filme confuso e frustrante para os espectadores que esperam um enredo coerente, física realista e personagens fiéis que façam sentido e fluam suavemente.


Em última análise, o valor do filme depende de sua preferência e expectativa pessoal.Se você está procurando um filme de ação irracional e exagerado que o manterá entretido por duas horas e meia, você pode gostar Velozes e Furiosos 9. Mas se você está procurando uma história significativa e fundamentada que fará com que você se importe com os personagens e seus objetivos, talvez não goste. Velozes e Furiosos 9.


Quais são os planos futuros para a franquia?




Apesar de suas falhas, Velozes e Furiosos 9 ainda é um filme de sucesso que arrecadou mais de $ 700 milhões em todo o mundo, tornando-se o filme de maior bilheteria de 2021 até agora. Também mostra que ainda existe uma enorme base de fãs e demanda pela franquia, que não tem planos de desacelerar tão cedo.


A franquia já anunciou sua décima e última parcela, que será dividida em duas partes, com a primeira parte prevista para ser lançada em 2024. O filme será novamente dirigido por Justin Lin, que dirigiu cinco dos filmes anteriores. O filme também contará com o retorno da maioria dos membros do elenco principal, bem como algumas novas adições, como Cardi B.


A franquia também tem alguns potenciais spin-offs e prequelas em andamento, como um filme focado em Han e sua história de fundo, um filme com personagens femininas da série e um filme que explora as origens de Dom e Jakob. Esses filmes expandirão o universo e a tradição da franquia, além de apresentar novos personagens e histórias.


A franquia também possui algumas possibilidades de crossover com outras franquias populares, como mundo jurássico, Transformadores, ou mesmo Os Vingadores. Esses cruzamentos criarão novas oportunidades e desafios para os personagens, além de atrair novos públicos e fãs.


A franquia também possui algumas outras plataformas de mídia para explorar, como videogames, quadrinhos, livros, séries animadas, etc. Essas plataformas de mídia fornecerão mais conteúdo e profundidade para a franquia, além de atender a diferentes gostos e preferências.


A franquia também tem algum impacto social e influência para alavancar, como promoção da diversidade, inclusão, valores familiares, consciência ambiental, etc. Esses impactos e influências sociais tornarão a franquia mais relevante e significativa para a sociedade, além de inspirar mudanças e ações positivas.


A franquia também tem algum legado e espírito a preservar, como honrar a memória de Paul Walker, respeitar a lealdade dos fãs, manter-se fiel às suas raízes etc. Esse legado e espírito tornarão a franquia mais respeitosa e memorável para os fãs, além de inspirar novas gerações de seguidores.


Como você pode ver, a franquia tem muito potencial e planos para o futuro, o que a manterá viva e próspera por muitos anos.


perguntas frequentes




Aqui estão algumas das perguntas mais frequentes sobre Velozes e Furiosos 9:


  • Velozes e Furiosos 9 está na Netflix?



Não, Velozes e Furiosos 9 não está na Netflix. O filme está atualmente disponível nos cinemas e em plataformas premium de vídeo sob demanda (PVOD), como Amazon Prime Video, Apple TV, Google Play, etc. O filme deve ser lançado em DVD, Blu-ray e plataformas digitais em setembro de 2021. O filme pode estar disponível no Netflix no futuro, mas ainda não há confirmação ou data oficial.


  • Como Han sobreviveu?



A sobrevivência de Han é uma das maiores reviravoltas e mistérios de Velozes e Furiosos 9. O filme revela que Han fingiu sua morte com a ajuda do Sr. Ninguém, que o recrutou para uma missão secreta de proteger Elle, que é a chave para Ares. O Sr. Ninguém encenou a explosão do carro que foi vista em Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio (2006) e Furioso 7 (2015), e usou Deckard Shaw como bode expiatório para desviar a atenção de Han. Han então se escondeu em Tóquio até se reunir com Dom e sua equipe.


  • Por que Brian não está em Velozes e Furiosos 9?



Brian O'Conner não está em Velozes e Furiosos 9 porque se aposentou da vida de crime e aventura após os acontecimentos de Furioso 7. Ele decidiu ficar com sua esposa Mia e seus filhos, e viver uma vida normal e pacífica. O filme homenageia Brian ao mostrar seu carro chegando na casa de Dom no final do filme, dando a entender que ele ainda faz parte da família.


  • Quem é o pai do filho de Dom?



O pai do filho de Dom é o próprio Dom. O nome de seu filho é Brian Marcos Toretto, em homenagem ao pai de Brian O'Conner e Elena Neves (Elsa Pataky). Elena era uma ex-policial que teve um relacionamento com Dom em Fast Five (2011) e Velozes & Furiosos 6 (2013), quando pensou que Letty estava morta. Ela ficou grávida de um filho de Dom, mas não contou a ele até O destino dos furiosos (2017), quando foi sequestrada por Cipher. Ela foi morta pelo capanga de Cipher, Connor Rhodes (Kristofer Hivju), mas Dom conseguiu resgatar seu filho e se reunir com Letty.


  • Haverá um Velozes e Furiosos 10?



Sim, haverá um Velozes e Furiosos 10, que será a primeira parte de um final de duas partes para a série principal. O filme será dirigido por Justin Lin novamente e contará com a maioria dos membros do elenco principal retornando para seus papéis. O filme está previsto para ser lançado em 2024, seguido pela décima primeira e última parcela em 2025. 0517a86e26


1 view0 comments

Recent Posts

See All

Kung Fu do Fighting Hack Apk

<h1>Kung Fu Do Fighting Hack APK: como desbloquear todos os personagens e estágios</h1> <p>Se você é fã de jogos de ação de kung fu, deve ter ouvido falar de Kung Fu Do Fighting, um popular jogo para

bottom of page